Som den gylne sol frembryter
O brilho do sol dourado no Norte

Som den gylne sol frembryter
Kvindelige Studenters Sangforening; Marit Tøndel Bodsberg Weyde (dir.).
LAWO Classics
LWC1144
2018 / CD
Som den gylne sol frembryter! Como o sol dourado!
O Kvindelige Studenters Sangforening (coro da Associação das Estudantes Cantoras) é um agrupamento histórico norueguês. Trata-se, tão somente, do primeiro agrupamento vocal feminino fundado na Noruega (em 1895), que virou uma página importante na história da música norueguesa, como uma das primeiras iniciativas de promoção da actividade artística feminina, em sintonia com outros direitos que viriam a ser conquistados no domínio dos direitos das mulheres na Noruega na transição para o século XX. Um projecto que nasceu da iniciativa de três estudantes de medicina, em pleno contexto académico, cumpre já os seus 123 anos de actividade ininterrupta e reproduz neste novo CD uma visita musical nórdica surpreendente, de altíssimo nível.
O repertório reúne música originalmente escrita para vozes femininas, inclusivamente para o Kvindelige Studenters Sangforening, como I haven da Marie Kaltenborn var død, composta por Trine Franksdatter (1990-) para o 120º aniversário do coro. Por outro lado, num programa manifestamente eclético, o repertório erudito dos séculos XIX, XX e XXI é intercalado por música tradicional da Noruega (a par com duas incursões pela tradição musical da Suécia), em harmonizações e adaptações para coro feminino - uma abordagem que se tornou comum um pouco por toda a Europa desde a transição para o século XX, e que ainda persiste através do interesse de muitos compositores dos nossos dias.
O equilíbrio e homogeneidade que o coro apresenta, com uma afinação irrepreensível, resulta em interpretações imaculadas, com grande desenvoltura em passagens mais exigentes do ponto de vista da condução melódica e harmónica, com cromatismos, tensões tonais e harmónicas, belissimamente tratadas pelas coralistas, sob a direcção da maestrina Marit Weyden. Há, em toda a gravação, uma fluência imaculada, típica de uma interpretação artística de um repertório que acaba por fazer parte do ADN do coro, evidente no entrosamento e na naturalidade que marcam este álbum.
A qualidade de som é fantástica. A acústica da Igreja de Ris (Oslo) adequa-se na perfeição à identidade sonora do coro e do repertório em questão. É fria o quanto baste para ir ao encontro do repertório nórdico, mas consegue também ter a envolvência necessária – ser quente, até! – quando a música assim o exige, o que, potenciado pela performance irrepreensível do coro se torna um excelente encontro em prol do ouvinte.
Música, interpretação e edição de alto nível.
Performance:
Qualidade Sonora / Recording:
Aparato Editorial / Artwork & Texts:

Tiago Manuel da Hora
Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.