Omar Khayyám de Granville Bantock e outros destaques do catálogo Lyrita em 2016
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Omar Khayyám de Granville Bantock e outros destaques do catálogo Lyrita em 2016

The Complete Omar Khayyám

Granville Bantock

BBC Symphony Orchestra; BBC Singers

Lyrita
REAM.2128

2016 / 4 CD


Entre o ainda vasto número de edições de música erudita que vão surgindo no mercado, tem vindo a ganhar cada vez mais força uma nova abordagem editorial dedicada à edição de gravações históricas, bem como de registos inéditos que muitas vezes ficam (após a gravação) parados no tempo, esquecidos, a aguardar uma esperada edição. Essa nova linha a que se têm dedicado um número crescente de editoras, encontra um excelente exemplo pioneiro no catálogo da Lyrita. Esta etiqueta da Wyastone Estate Ltd. (Nimbus Records) assume um espaço muito particular no mercado discográfico de música erudita, surgindo pela mão de um melómano inglês que reuniu de forma surpreendente um autêntico espólio de gravações de emissões da BBC. É uma história que remonta ao ano de 1952, quando Richard Itter começou a gravar sistematicamente as transmissões rádio da BBC, através de um sistema doméstico de alta qualidade, que lhe permitiu ao longo da segunda metade do século XX criar uma colecção particular de centenas de gravações inéditas. Em 2014 Richard Itter fundou a Lyrita Recorded Edition Trust, que consistiu num programa exemplar de edições discográficas de uma selecção das melhores e mais exclusivas gravações do seu riquíssimo espólio. Desde então, a Lyrita tem-se vindo a assumir como uma etiqueta de destaque a nível internacional, garantindo constantes e surpreendentes gravações históricas (sobretudo das décadas de 1960 e 1970) que alargam em grande medida o conhecimento sobre a abordagem interpretativa da segunda metade do século XX e sobre a composição musical inglesa, com destaque para primeiras edições fonográficas de um largo número de obras musicais.

Neste ano de 2016 a Lyrita acrescentou ao seu catálogo um número considerável de edições, entre as quais se destaca Granville Bantock: The Complete ‘Omar Khayyám’ (REAM.2128). Trata-se de um álbum de 4 CD, dedicado a outras tantas obras compostas por G. Bantock (1868-1946) e que representam o melhor da sua criação musical. No entanto, o destaque aqui vai para gravação de Omar Khayyám, obra em três partes, compostas respectivamente em 1906, 1907 e 1909, a partir do grandioso ciclo de quadras em verso do poeta, matemático e astrónomo persa, Omar Khayyám (1048-1131), transcritas e coligidas por Edward Fitzgerald em 1859, sob o título de The Rubaiyat of Omar Khayyám.
A juntar-se a esta obra de maior envergadura, onde o orientalismo assume um papel fundamental (não fosse Bantock, além de compositor e crítico musical, um apaixonado orientalista do fin de siécle), incluem-se Fifine at the Fair, obra orquestral composta em 1912 e estreada no ano seguinte com sucesso imediato, Sappho (1906), ciclo de canções para mezzo-soprano e orquestra, e The Pierrot of the Minute (1908), abertura sinfónica a partir da fantasia dramática homónima da autoria do poeta inglês Ernest Dowson.
As 4 gravações finalmente editadas consistem em transmissões pela BBC nos anos de 1968 e 1979. Remontam a 7 de Agosto de 1968 as gravações de Fifine at the Fair, Sappho e The Pierrot of the Minute, pela BBC Scottish Symphony Orchestra, sob a direcção de Norman Del Mar (1919-1994). O maestro britânico dirige também a BBC Symphony Orchestra, o BBC Singers, e os solistas Sarah Walker, Anthony Rolfe Johnson e Brian Rayner Cook, na primeira gravação da versão completa de Omar Khayyám, emitida a 26 de Março de 1979, e que é, sem sombra de dúvida, uma das grandes obras de toda a produção de Granville Bantock.
Esta recente edição que reúne um conjunto de textos de importante interesse histórico, não apenas em torno das obras e do compositor, mas também com relevantes contributos sobre a circulação desse repertório, do impacto que tiveram no público as transmissões agora editadas, bem como da interacção artística entre compositor (Bantock) e maestro (N. Del Mar), bem como entre o primeiro e Michael Pope (produtor da rádio da BBC que acompanhou todo esse percurso histórico). Esta excelente edição, que passou meses no top britânico de vendas de música erudita, conta com interpretações de grande qualidade que nos fazem esquecer o som menos claro patente, natural de uma gravação via rádio e que esperou décadas pela edição que agora teve lugar.

British sys SRCD2355

Outro título que merece referência é a edição em 4 CD British Symphonies (SRCD.2355), que reúne uma selecção de 13 obras sinfónicas de outros tantos compositores, repertório menos conhecido no meio melómano, que podemos agora apreciar através de interpretações da London Philharmonic Orchestra, da Philharmonia Orchestra e da BBC Welsh Symphony Orchestra, dirigidas por grandes nomes como Lennox Berkeley, Adrian Boult, Norman Del Mar ou John Pritchard, a partir de emissões que remontam a um alargado período entre 1968 até 2007.

Aqui fica a lista de obras que figuram nesta autêntica antologia: William Sterndale Bennett (1816-1875): Symphony in G minor, Op.43; Cyril Rootham (1875-1938): Symphony No.1 in C minor; Ernest John Moeran (1894-1950): Sinfonietta; Arnold Bax (1883-1953): Symphony No.1 in E; Edmund Rubbra (1901-1986): Symphony No.4, Op.53; Alan Rawsthorne (1905-1971): Symphonic Studies; Lennox Berkeley (1903-1989): Symphony No.3 in One Movement, Op.74; William Alwyn (1905-1985): Symphony No.5 “Hydriotaphia”; Grace Williams (1906-1977): Symphony No.2; Malcolm Arnold (1921-2006): Sinfonietta No.1, Op.48; William Wordsworth (1908-1988): Symphony No.3 in C, Op.48; Humphrey Searle (1915-1982): Symphony No.2, Op.33; John Joubert (b.1927): Symphony No.1, Op.20.

lyritasrcd354

No ano que agora termina o catálogo da Lyrita incluiu também edições de novas gravações de repertório e compositores menos difundidos, como é o caso de 2 recentes lançamentos. O primeiro centra-se na música para violoncelo e piano de Rebecca Clarke (1886-1979), (SRCD.354), com interpretações de Raphael Wallfish e John York, onde se destaca, além da mais conhecida Sonata para violoncelo (ou viola) e piano de 1919, a Rapsódia para violoncelo e piano (1923) e a inclusão de Dialogue with Rebecca Clarke, composto por John York em 2007, pianista que é também o responsável pelas notas à margem deste CD.

Bernard van Dieren Chinese Symphony on Lyrita

Neste último trimestre de 2016 surgiu um álbum dedicado a música de Bernard Van Dieren (1887-1936), ‘Chinese’ Symphony, pela BBC National Orchestra & Chorus of Wales, sob a direcção de William Boughton, e que conta novamente com a participação do violoncelista Raphel Wallfish na Elegie für orchester mit violoncelo principale, composto entre meados de 1908 e 1910, numa excelente interpretação. O principal ingrediente deste disco é, no entanto, a Sinfonia n.º1, op.6, de 1914, composta para 5 vozes solistas, coro misto e orquestra, que adquire o seu título de “Sinfonia Chinesa” pelo facto de se basear em texto originalmente em mandarim, que se encontra, no entanto, traduzido para alemão. A música de Van Dieren tem um carácter eminentemente pós-romântico, muito alinhada com os modelos de composição mais marcantes da música orquestral inglesa das primeiras décadas do século XX, encabeçada por nomes como F. Delius ou E. Elgar.

Estes são apenas alguns títulos - poucos no alargado leque de edições que a Lyrita lança no mercado regularmente - que demonstram bem o interesse deste catálogo, bem como a pertinência inquestionável deste trabalho de primeiras edições de gravações históricas, em torno do som do passado que, finalmente, neste nosso tempo se fazem escutar.


Disponível em Portugal na loja da Companhia Nacional de Música (Lisboa, Chiado).

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

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