Henry Purcell: Royal Welcome Songs for King Charles II, vol. II
Henry Purcell: Royal Welcome Songs for King Charles II, vol. II
The Sixteen, Harry Christophers (dir.)
CORO
COR16173
2019 / CD
O histórico grupo The Sixteen, fundado por Harry Christophers, tem vindo a dedicar parte da sua actividade recente aos Royal Welcome Songs que Henry Purcell (1659-1695) compôs para diferentes monarcas do seu tempo.
Depois de um primeiro álbum dedicado ao repertório composto para o Rei James II (COR16151), seguiram-se dois volumes de repertório composto no quadro do reinado de Charles II, que atestam, uma vez mais a elegância e mestria da música de Purcell e das interpretações do The Sixteen em torno deste repertório. O segundo volume, lançado recentemente, onde ao grupo vocal se junta um ensemble instrumental de cordas e contínuo, reúne dois welcome songs compostos no ano de 1683 (Welcome to all the pleasures e From hardy climes and dangerous tolls of war), num programa que é ainda complementado com outro repertório composto por Henry Purcell entre os anos de 1677 e 1693, período esse que extravasa o reinado de Charles II (1660-1685). Esse facto deve-se a um segundo plano complementar ao quadro temático principal deste programa, que é a inclusão de música para um grupo de músicos amadores com sólida formação, The Musical Society, formada em 1683 (no mesmo ano em que Purcell compõe os welcome songs acima referidos), e para a qual Purcell irá escrever, pelo menos até 1693, algum do repertório agora gravado pelo The Sixteen.
Assim, além dos welcome songs, incluem-se no programa songs, anthems, mas também música instrumental, com uma Pavana a quatro partes em sol menor (Z752), ou ainda o hino Hear my prayer, O Lord, que poderá ter sido escrito por altura da morte de Charles II, com um caracter pungente e uma escrita exemplar no domínio do tratamento da polifonia vocal no quadro da harmonia funcional do Barroco pleno, que nos faz viajar num ápice entre o final do Renascimento e os modelos de vanguarda em voga no final do século XVII – uma característica, aliás, transversal a praticamente toda a produção de Purcell.
Os dois welcome songs são os grandes trunfos deste programa, ambos em seis movimentos, com uma sinfonia de abertura e a interpelação de songs para uma voz solo e contínuo e outros a três ou quatro partes vocais e acompanhamento instrumental, entre as quais se destaca o curto movimento final de Welcome to all the pleasures, “In a consort of voices”, que exulta como uma ovação a Santa Cecília, padroeira dos músicos. No entanto, além das belíssimas interpretações desses dois welcome songs, o restante repertório incluído neste álbum contribui de sobremaneira para uma escuta que faz o ouvinte despedir-se, mesmo que temporariamente, do presente, para viajar com deleite para o final do século XVII, através da qualidade e profundidade irresistível da música vocal que Henry Purcell compôs para diferentes contextos nesse período.
Performance:
Qualidade Sonora / Recording:
Aparato Editorial / Artwork & Texts:
Tiago Manuel da Hora
Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.