Branco, Jorge Freitas. 2012. Reseña de “Susana Moreno Fernández: El rabel: de las cocinas a los escenarios. Un estudio de caso en Cantabria

Jorge Freitas Branco

RESUMO: A abordagem das coisas pela leitura da sua materialidade constitui uma área de pesquisa relevante, reatualizada nas últimas décadas, como o demonstra a bibliografia de referência acumulada e que congrega especialistas de várias áreas (antropologia, estudos culturais, estudos regionais, etnomusicologia, história, sociologia, entre outras). Desde The Social Life of Things. Commodities in Cultural Perspective (Appadurai 1986), têm surgido estudos inspirados nesta obra como ponto de partida (cf. Binsbergen e Geschiere 2005, Santos-Granero 2009). Nesta linha, o livro aqui recenseado é um estudo etnomusicológico sobre uma prática interpretativa analisada na Cantábria, região situada no norte da Península Ibérica, levado a cabo em finais da década de 90 e na primeira do presente século. A autora dá conta da revitalização do rabel, um cordofone usado nos vales de Campoo e de Polaciones e que passou a emblema regional cantábrico. Como refere logo no título, é uma situação em que um artefacto sai das cozinhas e sobe aos palcos ou, dito de outra forma, abandona o âmbito doméstico para se expor ao mundo (cf. para a discussão de casos comparáveis sob este aspeto Bausinger 1990, Martí 1996, Campos Calvo-Sotelo 2008).
 
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