Orquestra Clássica do Sul - Educação
"Orquestra Clássica do Sul (OCS) é a nova designação da orquestra regional do Sul. Herdeira da missão e dos valores assumidos pela Orquestra do Algarve (OA), desde a data da sua criação, em 2002, a OCS assume, e reafirma, o mesmo compromisso de promoção e divulgação da música erudita, com a finalidade de contribuir para a fruição cultural e estética dos públicos.
A Orquestra Clássica do Sul mantém a sede na cidade de Faro, assim como mantém as mesmas estruturas artísticas e administrativas da OA. A mudança de nome, agora formalmente concretizada, decorreu da necessidade de adaptação da orquestra aos novos desafios postos pelas recentes alterações socioeconómicas que têm afetado a vida de todas as organizações e que, neste caso, proporcionam o alargamento dos seus horizontes, num percurso de crescimento.
À semelhança do que acontece com todos os seres, também as instituições necessitam de se ajustar às mudanças ocorridas nos contextos sociais em que se inserem, no seu processo de transformação e expansão. No caminho natural do seu desenvolvimento, a orquestra alarga agora o seu espaço de atuação às regiões a Sul do Tejo, no cumprimento dos desígnios que lhe correspondem, enquanto instituição cultural (...)".