Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi
"A Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1961, com objetivos definidos na Educação Musical e Intelectual na infância e na juventude. Perspetivando a descoberta de valores vocacionados e simultaneamente sensibilizada para o seu próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento, inicia desde o sector Pré-Escolar uma Educação Musical a todos os níveis com vista à formação de futuros profissionais, crente de estar a colaborar na constituição de uma geração iniciada no gosto por estas manifestações artísticas. Ministra hoje a nível oficial 8 cursos com um total de 350 alunos e 40 Professores, distribuídos pelos Ensinos Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e Cursos Vocacionais de Música.
Ao abrigo do Decreto-lei 553/80 e legislação complementar e consequente protocolo com o Ministério da Educação, a Academia permite a frequência gratuita nos Cursos Vocacionais de Música aos alunos que frequentam estes cursos em regime Integrado e Articulado. O 2º Ciclo do Ensino Básico em Regime Integrado é comparticipado na integra pelo Ministério da Educação – Áreas Curriculares disciplinares e não disciplinares do Currículo Nacional e Curso Vocacional de Música (Piano, Violino, Violoncelo, Flauta Transversal, Saxofone, Clarinete, Guitarra, Formação Musical e Classe de Conjunto).
Os alunos que frequentam os cursos de Iniciação, Básico e Secundário em regime supletivo são comparticipados pelo Ministério da Educação nos termos do Despacho 17932/2008 e 15827/2009.
Como Agente Cultural realiza frequentemente Concertos e outras iniciativas dos quais se destacam as 4 primeiras edições do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi, as Comemorações dos 50 anos de carreira do Mestre Lima de Freitas, a fundação da Orquestra Orff de Setúbal cujo lançamento do CD “Extranho” se realizou em Junho de 2007 num concerto em direto para a Antena 2, da RDP.
Em 1979 foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Coletiva nos termos do Dec.- Lei N.º 460/77.
Pelo trabalho realizado foram-lhe atribuídas as medalhas de honra da Cidade de Setúbal nos anos de 1985 e 2003.
Deve o seu nome a Luísa Rosa de Aguiar Todi, cantora lírica, nascida no dia 9 de Janeiro de 1753 num prédio situado na Rua da Brasileira na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal".