Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
A Escola de Música da Paróquia de Nª Senhora do Cabo de Linda-a-Velha, também conhecida, estatutariamente, como CENTRO CULTURAL PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DO CABO, nasceu da vontade de um grupo de pais cristãos que apoiados pelo seu pároco, Padre Manuel Martins, em Outubro de 1977, meteram mãos á obra.
Em menos de um mês o embrião estava criado, 65 alunos, seis professores e uma Direção instaladora, arrancou logo em Novembro com as primeiras aulas de música e bailado. Assim decorreu o ano letivo de 1977/78.
Aprovados os primeiros estatutos em 7 de Abril de 1979 pelo então Bispo Auxiliar de Lisboa D. António Reis Rodrigues, neles ressaltam como objetivos, "... o ensino e a divulgação da música e do bailado, procurando diligentemente colocar estas duas expressões culturais ao serviço integral do homem numa perspetiva cristã".
Sendo um serviço da paróquia, aproveita os tempos livres para ensinar e divulgar a música nas suas múltiplas facetas, tendendo sempre para um melhor aperfeiçoamento da educação pela arte, que transforma e forma o interior do homem, e consequentemente pôr a arte ao serviço da evangelização.
Três anos volvidos, em 16 de Novembro de 1982, é atribuída pelo Ministério da Educação, a Autorização Definitiva de Lecionação, e o adequado Paralelismo Pedagógico, que oficializou e tornou válido, até aos dias de hoje, todo o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar no âmbito do ensino especializado da música a nível do Ensino Básico e Secundário.
Em 1992, a União Europeia e a Câmara Municipal de Oeiras, através do Prodep, patrocinaram a construção do atual edifício, exclusivamente destinado a escola de música e de bailado que entrou em funcionamento pleno e 1994.
Em trinta anos de vida intensa, passaram por esta escola mais de 4000 alunos, muitos deles hoje músicos profissionais e alguns de reconhecido mérito internacional, mas todos amantes da música e por certo cidadãos de valor acrescentado.
Hoje, já com Autonomia Pedagógica reconhecida e atribuída pelo Ministério da Educação, iniciámos o ano letivo 2008/2009 com cerca de 700 alunos e 54 professores que todos os dias procuram diligentemente a excelência, na nota afinada, o perfeccionismo, no domínio completo do instrumento musical e a sã convivência e cooperação social, na prática da música de conjunto.
São estes os valores que pretendemos transmitir aos atuais e futuros alunos a par dos avanços pedagógicos, artísticos e tecnológicos que nos desafiam todos os dias.
EMNSC - Escola de Música Nossa Senhora do Cabo