Pierre van Hauwe
Pierre van Hauwe
O holandês Pierre van Hauwe nasceu a 12 de janeiro 1920. Foi músico e professor de música. A partir de 1946, Pierre van Hauwe viveu e trabalhou em Delft no âmbito da Educação Musical. Foi também músico de igreja.
Desde o início dos anos cinquenta que Pierre van Hauwe fez várias digressões pela Europa como maestro do Coro Madrigal de Delft fundado por ele. Este coro tinha raparigas dos 12 aos 20/25 anos. Nos anos 50 o coral tinha um trabalho bastante intenso pois ensaiava todos os dias.
Até a sua morte em 2009, os mais antigos ex-alunos do coro ainda se juntavam mensalmente para cantar. Pierre van Hauwe, enquanto compositor, orquestrou várias canções folclóricas holandesas e estrangeiras para coro. Para além destas peças folclóricas, o coro também era conhecido por executar muitas obras de Claudio Monteverdi.
Orff-Schulwerk
Pierre van Hauwe esteve entre os maiores promotores da Orff-Schulwerk desenvolvida pelo compositor alemão Carl Orff. Pierre van Hauwe compilou os princípios musicais da Orff-Schulwerk em quatro livros "Música para os Jovens ", publicados a partir de 1961.
Em articulação com o método do compositor e educador húngaro Zoltán Kodály, Pierre van Hauwe desenvolveu para a Holanda o Método Musical "Play Music". Este foi utilizado passando a ser integrado na formação em educação musical generalista e provou constituir uma excelente preparação para o ensino instrumental. Além disso, todos os jardins-de-infância e escolas primárias em Delft aplicaram esta metodologia até à década de noventa. Esta era aplicada partindo de instrumentais utilizados por professores do ensino generalista e por professores de formação musical nas escolas.
Em muitos municípios da Holanda este exemplo foi seguido. Durante os anos setenta, este método foi traduzido para várias línguas e, assim, encontrou um grande número de seguidores no país e por todo o mundo. Nos estados alemães de Baden-Wuerttemberg e da Baviera é também é utilizado o método "Spielen mit Musik". O método foi publicado em alemão, em russo , lituano , tcheco, polonês, hebraico, norueguês, dinamarquês e em português para que pudesse ser utilizado em Portugal e no Brasil. Para que também pudesse ser utilizado no México e em vários países da América do Sul houve também uma tradução para espanhol.
Pierre van Hauwe, em 1978, viajou de comboio para Lublin (Polónia) e Vilnius (Lituânia). Já em 1979 e 1980 veio de autocarro para Portugal e alguns anos mais tarde viajou de avião para a Madeira e Israel.
Os princípios pedagógicos do método “Play Music" chegou também às principais salas de concerto. O princípio pedagógico partia do princípio de que todos os estudantes de música poderiam entrar numa orquestra da sua escola. A sua metodologia não balizava as idades pois dos jovens aos adultos, estivessem em que nível de desenvolvimento musical estivessem poderiam usufruir dele. Dizia-se que os alunos de piano muitas vezes encontraram o caminho através dos instrumentos Orff. O mesmo se passou com instrumentistas dedicados a outros instrumentos musicais.
O trabalho pedagógico
O já referido método estava dividido em quatro partes para o professor e quatro livros de trabalho para as crianças.
Nas escolas regulares, um professor ou monitor colaborava com o professor da turma. As crianças podem cantar a partir dos livros de trabalho, lendo a música por notação convencional por escrito ou por ditado. As crianças aprendem a relatividade desde o início cantando (solfejo), com base na melodia de berçário assim: (l) mi, seguido pelo tom la. Estes três tons são posteriormente adicionados a um (aplicava-se primeiramente a escala pentatónica) hexachord e mais tarde a escala completa, que é cantada noutros modos.
Além dos livros de trabalho, as crianças aprendem a tocar flauta desde o início, também a partir da melodia de berçário, o "sol” e o "mi". Isso significava que as crianças, com este método, tocavam com as duas mãos com apoio instrumental de gravações, desde o primeiro dia ao contrário de muitos outros métodos, com as primeiras notas tocadas apenas pela mão esquerda adicionando a direita somente mais tarde.
Naturalmente, os instrumentos Orff, são utilizados desde o início deste método, assim como o canto o que não é impeditivo de continuar a utilizar o instrumental gravado. Além do método Play Music, Pierre van Hauwe escreveu vários livros em que ele aborda outras metodologias apoiadas nas harmonias das canções. Estas poderão ser simplificadas usando as pentatónicas, no acompanhamento polifônico especialmente quando se utiliza instrumentos Orff. Entretanto, com base neste método apareceram variações do mesmo aplicadas por jovens pedagogos em Portugal e na Alemanha.
Pierre van Hauwe… Depois de 1982
Após a aposentação de Pierre van Hauwe, em 1982, ele permaneceu ativo na promoção do seu próprio método de música e harmonização. Até pouco antes da sua morte, Pierra van Hauwe dirigiu diversos cursos em diferentes países para professores de escolas primárias, professores de música e estudantes de música. Publicou dezenas de composições para orquestras escolares, na sua maioria, ainda implementadas especialmente em Portugal, República Checa e Alemanha.
Pierre van Hauwe faleceu em 25 de junho de 2009 na sua cidade natal de Delft. Na quarta-feira, 1 de julho, 2009, foi cremado em privado.