ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSEU CAVAQUINHO.PT
Associação Cultural e Museu Cavaquinho | O cavaquinho e os construtores no mundo
A Associação Cultural e Museu Cavaquinho nasceu em 2013. Os objetivos principais desta associação passam pela preservação, documentação, e promoção da história e da prática do cavaquinho.
O músico Júlio Pereira foi o grande impulsionador deste projeto que conta hoje com inúmeros apoiantes um pouco por todo o mundo.
A relação de Júlio Pereira com o cavaquinho
Júlio Pereira, numa entrevista ao XpressingMusic, em fevereiro de 2015, reforçou o facto deste instrumento ter uma história particular que «passa pelo facto de ser pequeno, incrivelmente transportável e só isso bastaria para imaginarmos que ele terá ido parar a inúmeras partes do mundo». Referiu ainda que, numa determinada fase da sua vida, começou a viajar para Braga com o objetivo de ouvir tocadores e conhecer construtores. Foi nessa altura que conheceu o Domingos Machado. «Foi ele que construiu os meus primeiros cavaquinhos. Fiz muitas amizades em Braga, nessa altura, pois viajava muito para lá e passava lá muito tempo. Eu tinha muita curiosidade para saber mais coisas sobre o cavaquinho. Na altura também conheci o Dr. Ernesto Veiga de Oliveira, que era o diretor do Museu de Etnologia e autor daquilo a que podemos chamar a "Bíblia" dos instrumentos populares portugueses, "Instrumentos Populares Musicais Portugueses"».
Associação Cultural e Museu Cavaquinho explicados na primeira pessoa
Na entrevista que anteriormente referimos, Júlio Pereira disse-nos não ter uma explicação para o facto de, passados 30 anos ter retomado a questão do cavaquinho e recordou:
Eu fiz uma investigação acerca na qual visitei mais de 1500 sites e ainda bem que fiz esta investigação, porque cheguei à conclusão que no mundo inteiro as pessoas reconhecem os portugueses como estando na origem daquele instrumento. É evidente que também me apercebi que as pessoas não conhecem o universo de facto do cavaquinho. Chegou então a vontade de mostrar ao mundo a história deste instrumento. Comecei precisamente pela criação de um site porque este permite que as pessoas tenham acesso a um conjunto de informações de forma organizada. Durante um ano e meio ou dois anos fui construindo o site www.cavaquinhos.pt e é evidente que depois disto, aconteceram muitas coisas. Quando quis mostrar um universo deste tipo, voltei a visitar os construtores e como passaram 30 anos, dei conta que já existiam novas gerações de construtores, muitos que eu nem sequer imaginava que existiam. Comecei então a fotografar os instrumentos, mais uma vez para mostrar ao mundo que nós, mesmo sendo um país pequenino, temos inúmeros construtores e inúmeros instrumentos para mostrar. Ao mesmo tempo que ia aprofundando o meu conhecimento sobre este universo imenso a todos os níveis, antropológico, musicológico, histórico, etc. fui dando conta de que sozinho não poderia fazê-lo, até porque sou músico, não sou musicólogo e tinha que me munir de pessoas que me ajudassem neste processo e é aí que nasce a "Associação Museu Cavaquinho" em julho de 2013. Tem sido fantástico. A associação tem crescido muito depressa. Há até uma coisa que te vou dizer, que por acaso não tenho dito, que é das coisas mais curiosas... Eu, como presidente da associação, tenho levado o projeto às pessoas, às instituições, às universidades, ou a construtores... mas há uma coisa que sempre aconteceu. Falo da alegria com que este projeto foi sempre recebido, quer no meio académico, associativo ou outro qualquer. Isso tem sido incrível porque dá a ideia de que este era um universo que estava ali parado em banho-maria e de repente eu sou o fulano que vai apenas levantar a questão, porque na realidade as empatias que se têm criado são fantásticas. O projeto é sempre bem recebido e é a isso que se deve o facto de estar a crescer tão depressa.
Do sonho à ação
Como referimos logo no início, preservar, documentar e promover a história e a prática do cavaquinho são os objetivos norteadores do projeto. Para os alcançar, pretendem-se levar a cabo um conjunto de ações que passam pela recolha de documentos, sejam eles, relatos, partituras, iconografia e publicações. O acervo recolhido poderá ser objeto de estudo vocacionado para a prática e para o ensino do Cavaquinho nas escolas.
Fazer o inventário dos construtores portugueses de Cavaquinhos e Braguinhas, bem como dos grupos, músicos, orquestras e associações com ligações a este instrumento. A associação considera igualmente importante, acrescentar a estes inventários a promoção dos construtores, dos seus instrumentos e dos músicos.
No campo científico, torna-se imperioso para a associação a promoção de todos os estudos considerados pertinentes para o engrandecimento do instrumento. Neste campo, pretendem trazer a lume teses, artigos e outros trabalhos académicos que se enquadrem no referido objetivo. Neste sentido, e segundo o presidente da Associação, a criação de protocolos com a comunidade científica que abranjam os domínios da Etnomusicologia, Antropologia e Sociologia poderá ser um bom ponto de partida.
O site como veículo privilegiado para dar a conhecer o trabalho realizado
A criação do site Associação Cultural Museu Cavaquinho tornou-se imperiosa pois permitiu a criação de uma rede social que liga várias comunidades espalhadas pelo mundo.
O site torna mais fácil, rápida e ecológica a promoção de ações didáticas e lúdicas relacionadas com o Cavaquinho.
O reconhecimento do Cavaquinho
A edição de livros didáticos, vídeos documentais e outro tipo de publicações contribuirá também para que o cavaquinho seja cada vez mais reconhecido. Estas iniciativas, a par da inscrição dos saberes e técnicas inerentes à construção do cavaquinho no Inventário Nacional do Património Cultural é outra ação indispensável para a salvaguarda e valorização do instrumento. Ainda neste âmbito a Associação Cultural Museu Cavaquinho pretende levar a cabo ações que conduzam ao reconhecimento pela UNESCO da Prática do Cavaquinho como Património Imaterial da Humanidade.