Première com timbre nórdico


Instantâneos
Première com timbre nórdico

Première

Debussy, Crusell, Mikalsen

Björn Nyman; Norwegian Radio Orchestra; Olari Elts; Thomas Sondergard

Lawo Classics
LWC1099

2016 / CD


A editora norueguesa LAWO Classics tem-se implementado no mercado internacional desde 2008, com um catálogo em grande parte dedicado à música de compositores ou intérpretes do norte da Europa, com um especial enfoque para a prata da casa – artistas noruegueses.
A carimbar um trabalho que tem primado pela boa qualidade editorial nas largas dezenas de títulos que tem editado, destaca-se o padrão de excelência na qualidade sonora, transversal a praticamente todo o catálogo. É o caso do novo CD “Première” que, além de outros argumentos que o tornam muito apetecível, apresenta um soberbo trabalho no que diz respeito ao quadro sonoro.

O título não engana. Estamos perante um conjunto de atributos que circulam em torno da première, na verdadeira plenitude de significados da palavra. Trata-se do disco de estreia do clarinetista Björn Nyman, músico finlandês que apresenta uma versatilidade notável, tendo em consideração o âmbito cronológico alargado do repertório que escolheu. O programa inclui a Première Rhapsodie de Claude Debussy (1862-1918), seguindo-se o Concerto para Clarinete n.º2, op.5, de Bernhard Henrik Crusell (1775-1838) – um dos primeiros compositores de origem nórdica a destacar-se no seio da música clássica - e finalmente a estreia mundial em gravação do Concerto para Clarinete de Jan Erik Mikalsen (1979-), composta em 2009 por um dos mais destacados jovens talentos da composição na Noruega, que já viu música sua apresentada no nosso país (Casa da Música), e que em 2015 foi galardoado com o Prémio de Música Contemporanêa do International Rostrum of Composers, pela sua composição Songr.

A acompanhar Björn Nyman, a Norwegian Radio Orchestra é dirigida pelos maestros Olari Elts (Debussy e Crusell) e Thomas Sondergard (Mikalsen), garantindo sólidas prestações que, conjuntamente com a distinta clareza do fraseio, da sonoridade extraída do clarinete e apreciável desenvoltura de Björn Nyman, realizam um CD de grande qualidade. No entanto, há que destacar a interpretação do Concerto de Crusell que é, sem sombra de dúvida, a mais bem conseguida interpretação das 3 obras aqui registadas.

Cerca de uma hora de boa música, em simultâneo em formato SACD Surround 5.0, SACD Stereo, e o tradicional CD Stereo, num álbum em que, independentemente de qual for o formato de leitura, a excelente qualidade de som está garantida.

 

Disponível em: http://www.lawo.no

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online