O legado de Bernard Rose para a tradição coral inglesa do século XX


Instantâneos
O legado de Bernard Rose para a tradição coral inglesa do século XX

Music for Choir and Organ

Bernard Rose

Estonian Philharmonic Chamber Choir; Ene Salumäe; Gregory Rose

Toccata Classics
TOCC 0307

2016 / CD


Bernard Rose (1916-1996) é um dos nomes mais marcantes da música religiosa inglesa da segunda metade do século XX. Apesar de pouco difundido internacionalmente, Rose foi uma figura proeminente no seio da prática coral anglicana, numa carreira multifacetada como organista, professor, maestro e compositor. Foi responsável pela estreia de obras corais de compositores como Ralph Vaughan Williams (1872-1958), acumulou importantes cargos de maestro coral e organista, e contribuiu decisivamente para criação musical inglesa, de índole tonal, do pós-guerra - passou pela segunda grande guerra, por um ano de cativeiro, como prisioneiro capturado pelas forças Nazis seis dias após a Batalha da Normandia (o famoso “Dia D”).

A sua música apresenta alguns pontos de contacto com a escrita de nomes como Gerald Finzi (1901-1956), Herbert Howells (1892-1983), Benjamin Britten (1913-1976), Edward Bairstow (1874-1946) ou William Henry Harris (1883-1973). No entanto, é notória também uma identificação com tradições de composição mais antigas em algumas das suas composições corais, a par com um repertório que muitas vezes assume um carácter dramático evidente.

O álbum Bernard Rose: music for choir and organ é um excelente cartão de visita para a obra deste compositor, conciliando música coral “a cappella", repertório para órgão solo e para coro e órgão, num total de 21 obras compostas entre os anos de 1939 e 1994. A interpretação está ao cargo do Coro Filarmónico de Câmara da Estónia, sob direcção de Gregory Rose (filho do compositor) e com Ene Salumäe ao órgão da Igreja Metodista de Tallin (Estónia).

Estamos perante uma gravação com uma qualidade geral apreciável, quer do ponto de vista sonoro, quer do prisma interpretativo, e que conta com uma quantidade significativa de obras em primeira edição fonográfica.

 

Disponível em: https://toccataclassics.com
Disponível em Portugal na loja da Companhia Nacional de Música (Lisboa, Chiado).

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online