Jean-Baptiste Lully: Le Bourgeois Gentilhomme / Richard Strauss: Der Bürge als Eldermann
Lully, Molière e Strauss nos 40 anos da Norwegian Chamber Orchestra


Jean-Baptiste Lully: Le Bourgeois Gentilhomme / Richard Strauss: Der Bürge als Eldermann

Jean-Baptiste Lully: Le Bourgeois Gentilhomme / Richard Strauss: Der Bürge als Eldermann

Norwegian Chamber Orchestra, Terje Tønnesen

LAWO Classics
LWC1143

2017 / CD


Colorido, tonalidades, matizes, timbres... 
Predicados que se confundem com tantas, e tantas, áreas de expressão artística.
Variáveis igualmente susceptíveis à avaliação de um agrupamento musical.

Perante este diminuto preâmbulo, não será surpreendente revelar que a edição de Le Bourgeois Gentilhomme que a Lawo Classics lançou para comemorar o 40º aniversário da Norwegian Chamber Orchestra (dirigida por Terje Tønnesen) consiste numa exemplar mistura de colorido musical, iconográfico (um booklet repleto de belíssimas ilustrações) e interpretativo. Mas, no entanto, vale bem a pena reforçar, pois esta edição é realmente um dossier artístico precioso, mais um daqueles que ainda faz valer muito a pena a edição física enquanto objecto artístico insubstituível.
O programa reúne, pela primeira vez em CD, as leituras musicais de Jean-Baptiste Lully (1632-1687) e Richard Strauss (1864-1949), em torno de Le Bourgeois Gentilhomme de Molière (1622-1673), uma comédie-balletposta em música por Lully em 1670 (estreada a 17 de Outubro desse ano no Chatêau de Chambord), que se centra numa temática muito em voga na segunda metade do século XVII, representativa da realidade social seiscentista francesa, com a personagem de Monsier Jourdain, um burguês que aspira a ascender à aristocracia, num enredo recheado de sátira, comédia e ironia, perante uma realidade social que a aristocracia europeia teimou em ignorar até ao final do século XVIII.
A obra de Lully está repleta do exotismo e da sumptuosidade característicos da galanterie que suou em Versailles no reinado de Luís XIV, onde a exuberante Marche pour la cérémonie des turcs talvez seja o momento mais famoso. 
Praticamente 250 anos depois, Richard Strauss iria inspirar-se directamente na obra de Lully para a sua suite Der Bürger als Eldermann,que consiste num conjunto de 9 movimentos, que representam diferentes momentos do enredo delineado por Molière.

Estamos perante duas obras de características bem distintas, marcadas em primeira mão pelas diferentes linguagens de dois compositores que, no entanto, fizeram da música de cena uma parte significativa da sua obra musical. Entre o barroco e o pós-romantismo, de 1670 e 1912, a Norwegian Chamber Orchestra delineou um programa que inverte o sentido cronológico da composição das obras e se centra exclusivamente nas partes instrumentais, reduzindo a obra de Lully aos excertos orquestrais, dentro dessa lógica de programa musical.

As interpretações cumprem na perfeição aquilo a que se predispõem: carimbar com solidez a efeméride do 40º aniversário de um agrupamento que foi adquirindo o seu espaço no seio da indústria de música erudita europeia, através de um programa que concilia e representa bem a diversidade de repertório que esta orquestra tem vindo a apresentar. Com um programa que procura assumidamente quebrar as barreiras entre a interpretação historicista e a moderna, este CD revela-se um bom tónico para a celebração desta efeméride, mas também abre o prenúncio de um futuro colorido, bem identificado com o semblante que esta edição conseguiu garantir.


+ info: http://www.lawo.no

 

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online