Hommage à Fritz Kreisler
... e a Zoltán Kocsis!


Instantâneos
Hommage à Fritz Kreisler

Hommage à Fritz Kreisler

Kreisler & Dvorák, Tchaikovsky, Heuberger, et al.)

Barnabás Kelemen; Zoltán Kocsis

BMC Records
BMC CD 250

2017 / CD


Fritz Kreisler (1875-1972) é um nome cimeiro da história do violino, grande virtuoso do instrumento, figura central do início do século passado. Kreisler foi também um dos mais destacados pioneiros no registo fonográfico, com gravações que fizeram as delícias do universo crescente de consumidores da novidade que era então, há 100 anos atrás, a indústria da música gravada. Esse génio do violino foi um dos ícones de uma primeira geração de grandes intérpretes do mundo das gravações, onde se incluem nomes como Enrico Caruso, Artur Schnabel ou Arturo Toscanini. Por outro lado, Fritz Kreisler marcou também o decurso da história da música pela sua actividade importantíssima em torno do repertório para violino, tanto do ponto de vista da sua divulgação, como no domínio da criação de repertório de origem diversa: transcrições, arranjos, reduções e música original.

Hommage à Fritz Kreisler reúne um programa repleto dessas diferentes abordagens, onde podemos encontrar o famoso Liebeslied, talvez a criação mais famosa de Kreisler – apesar da sua produção contar com operetas, música de câmara (onde se inclui um quarteto de cordas) e várias canções -, e que circulou com grande sucesso entre o repertório de todo o grande violinista da primeira metade do século XX. Paralelamente, marcam uma presença considerável as suas transcrições a partir de composições de Anton Dvorák e as famosas peças a partir de temas de outros compositores (de L. Couperin a Beethoven).
Assinam esta recentíssima edição o violinista Barnabás Kelemen e o pianista Zoltán Kocsis, dois intérpretes em grande harmonia, com Kocsis a demonstrar o seu sólido conhecimento do percurso e obra de Fritz Kreisler, patente tanto nas interpretações aqui registadas, bem como nas excelentes notas à margem que Kocsis assina.
No que diz respeito ao produto sonoro, o balanço entre a presença do piano e do violino peca um pouco por se definir num plano em que o violino aparece sempre mais presente que o piano. Por outro lado, a atmosfera intimista alcançada é muito eficaz neste tipo de repertório e adequada à reprodução sonora dos contextos em que o mesmo era habitualmente praticado.

Este novo CD configura-se como um belo retrato da versatilidade do legado que Kreisler deixou para a música erudita, e consiste simultaneamente num dos últimos projectos do pianista e maestro húngaro Zoltán Kocsis, publicado pouco tempo depois do seu desaparecimento em Novembro de 2016. Uma despedida com um disco muito especial, em sintonia com o importante trabalho que Kocsis desenvolveu ao longo da sua carreira.
Um disco altamente recomendável!


CD disponível em: http://artway.tictail.com/product/hommage-à-fritz-kreisler e na loja da Companhia Nacional de Música (Lisboa, Chiado).

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online