Alfonso X El Sábio - Cantigas de Santa Maria
Um autêntico documento histórico


Alfonso X El Sábio - Cantigas de Santa Maria

Alfonso X El Sábio - Cantigas de Santa Maria

La Capella Reial de Catalunya; Hespèrion XX; Jordi Savall (dir.)


AVSA9923

2017 / CD


De há algum tempo a esta parte a Alia Vox deu um novo impulso ao seu catálogo discográfico, que tem sido uma referência em crescendo ao longo das últimas décadas, sempre com propostas absolutamente irresistíveis para o público melómano. Recentemente, a editora de Jordi Savall criou diferentes linhas dentro do seu catálogo, como a Diversa ou a Heritage. Esta última, tal com o nome sugere, foi especialmente criada para levar a cabo edições e reedições de gravações históricas de Jordi Savall e dos agrupamentos que fundou e dirige: a Hespèrion XX (depois XXI), La Capella Reial de Catalunya e Le Concert des Nations.
Dentro dessa perspectiva editorial esta reedição das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X “El Sábio”, um dos discos mais emblemáticos do Hespèrion XX, era inevitável.

Esta é uma gravação que assim que saiu para o mercado em 1993, editada pela Audivis e integrada no rol de iniciativas que o consórcio de Compostela levou a cabo no âmbito de Compostela 93 – Ano Santo Xacobeo.
Assim que saiu na sua primeira edição esta gravação foi grande sucesso, e tornou-se até aos nossos dias um ícone dentro das grandes referências na discografia em torno da colecção idealizada e orientada por Alfonso “El Sábio” (1221-1284), Rei de Castilla y León. Além de uma selecção de belíssimas canções, onde não falta a famosa Santa Maria, strela do dia (cantiga número 100), encontramos nesta gravação Montserrat Figueras no auge da sua carreira, acompanhada por La Capella Reial de Catalunya e o Hespèrion XX, num dos momentos mais brilhantes da vasta discografia destes intervenientes, dirigidos por Jordi Savall.

0046e04b
Além da gravação original de 1993 que volta agora a estar disponível ao público com esta reedição (depois de estar há algum tempo completamente esgotada), também revisitamos esse momento de há 24 anos através da iconografia incluída no “booklet” deste CD, com fotografias das sessões de gravação e desse período. Além desses atributos, e também da reprodução de diversas iluminuras pertencentes aos códices originais, a edição é complementada com um conjunto de textos que fazem a ponte entre a história das Cantigas... e de Alfonso X no contexto da música e sociedade do seu tempo, bem como do percurso deste repertório desde essa primeira gravação de 1993 até aos nossos dias. E precisamente pelo meio desse percurso Savall não deixou de introduzir regularmente nos seus concertos, e numa ou outra gravação, alguns exemplares desta colecção fundamental da música trovadoresca da Península Ibérica, com uma forte influência da canção provençal - mais do que a canção galego-portuguesa particular e modelar da prática trovadoresca peninsular na Idade Média, as Cantigas de Santa Maria baseiam-se essencialmente nos modelos da canção trovadoresca do Sul de França.
É, por sua vez, interessante a inclusão de uma cantiga gravada em 2008, O ffondo do mar tanchão (CSM 383), que dá a esta edição mais um ingrediente que valoriza esse predicado de um percurso histórico, fazendo deste CD, mais do que uma reedição, um reencontro após 24 anos, com as marcas do tempo.

Este novo CD é mais um documento histórico precioso que a Alia Vox traz para o mercado e que qualquer amante de música antiga quererá conhecer ou revisitar.


Disponível em http://artway.tictail.com, nas lojas FNAC e na Livraria Distopia.

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online