Adventus Domini


Instantâneos
Adventus Domini

Adventus Domini

Schola Hungarica; Janka Szendrei; Lászlo Dobszay.

BMC Records
BMC CD 213

2017 / CD


Aproxima-se o Natal...
Estamos, agora sim, em verdadeira rota natalícia, por mais que o mercado de consumo antecipe essa quadra até quase antes do São Martinho. Finalmente em época de Advento, que começou no passado dia 3 de Dezembro, encaixará que nem uma luva a sugestão de um disco recentemente lançado pela BMC Records, com gravações de repertório da liturgia medieval, de cantochão gregoriano, precisamente dedicada ao Advento, que precede o Natal.
As interpretações estão ao cargo da Schola Hungarica, um coro misto, com miúdos e graúdos, que tem já uma discografia assinalável, que vai desde repertório da Baixa Idade Média até ao nosso século XXI. A direcção está a cargo de Janka Szendrei e de Lászlo Dobszay – um dos grandes nomes da regência coral na Hungria nos últimos anos. As prestações são de grande qualidade.
O programa incide sobre um gradual do século XII, o Graz 807 Codex, e além dos cantos para as missas do calendário do Advento juntam-se ainda algumas leituras como um complemento para uma maior homogeneidade do programa. Homogénea é também a qualidade elevada em que a Schola Hungarica se apresenta nesta gravação, contando ainda com excelentes prestações de três solistas: Márton Ujházy, Lorinc Muntang e Domonkos Farkas.

A mística que envolve o próprio contexto em que o repertório gravado neste CD se insere encontra uma resposta adequada na envolvência do espaço acústico, nada purista (o Museu Nacional Húngaro) e da imagem sonora conseguida. Poderíamos, e podemos, pensar e sentir que, por vezes, há falta de proximidade, de um recorte mais intimista para o ouvinte que está em casa (ou onde quer que seja) a escutar este disco. Mas ao fim de uns minutos de audição há uma espacialidade sonora que se torna tão natural que faz com que esse mesmo ouvinte se sinta mais perto do espaço e contexto de gravação que resulta na perfeição com este repertório.
Uma excelente escolha a ter em conta para lhe fazer companhia nesta altura do ano!


 

Tiago Manuel da Hora

Tiago Manuel da Hora

Produtor e Musicólogo, autor de várias publicações, rubricas e argumentos para espetáculos musicais. Com uma intensa actividade no ramo da produção discográfica, assinando edições nacionais e internacionais, tem sido também responsável pela criação, direcção artística e produção de diversos concertos e espetáculos. É investigador do INET-MD da Universidade Nova de Lisboa, onde dedica as suas atenções ao estudo da produção discográfica.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online