Mirror People. Rui Maia, o escritor de canções, em entrevista.

Mirror People. Rui Maia, o escritor de canções, em entrevista.Mirror People é um conceito idealizado por Rui Maia após uma tournée pelos Estados Unidos com os X-Wife. É desse conceito que o músico nos fala nesta entrevista. Para os que desejam ouvir em breve o projeto, também deixamos aqui algumas datas. "Em palco tenho a convidada Maria do Rosário que interpreta todas as canções do disco. Eu toco sintetizadores e caixa de ritmos. De vez em quando também convido outros amigos músicos para o palco, gosto de ter essa liberdade". Rui Maia adiantou ainda que "Além de Mirror People, os X-Wife estão de volta. Abri também a minha editora Belong Records, para lançar os meus projetos e também outros artistas. Estão alinhados discos de Rui Maia, Canyon, novos remixes e singles de Mirror People".

Muito obrigado por ter aceitado este desafio. Como nasceu o projeto Mirror People?
Mirror People nasceu durante uma viagem nos EUA em tour com a minha banda X-Wife. Todo o conceito foi idealizado nessa viagem. O projeto começou por ser uma continuação da minha carreira a solo, até ganhar vida própria que tem atualmente.

Quais são as principais influências espelhadas neste projeto?
O projecto espelha as minhas influências dentro da música de dança mais virada para o disco, house e funk. Naturalmente, outros estilos também estão incluídos mas os estes são a base do projeto.

Mirror PeopleO álbum de estreia "Voyager" resulta de uma cuidada reflexão? Fale-nos um pouco deste trabalho e de todo o percurso inerente ao mesmo.
A ideia principal do "Voyager" foi fazer um disco "upbeat" com uma energia muito positiva. Um disco de canções. Como trabalhei com diversos colaboradores, o processo de foi demorado - com uma troca imensa de emails e ficheiros. Tentei ser o mais perfeccionista possível, porque um disco fica para a vida.

James Curd, Hard Ton, Rowetta e Maria do Rosário dão voz ao single "I Need Your Love". Quando estava a pensar neste tema imaginou-o imediatamente assim com estas participações?
As participações foram acontecendo de uma forma intuitiva. Ou porque já tínhamos trabalhado no passado, ou porque gosto do trabalho de determinado vocalista e decidi convidá-lo para esta viagem. Como tinha uma visão musical para o disco, os elementos e vozes foram escolhidos nesse sentido. Temos todos mais ou menos a mesma estética musical.

Rui Maia é assumidamente um escritor de canções, no entanto assume também o papel de produtor. Isto quer dizer que se apega demais ao que escreve e compõe ao ponto de não conseguir delegar a produção a outros profissionais?
No caso de Mirror People, o processo de escrita e produção dependem um do outro. Este é um projeto de estúdio onde todas as canções são feitas nesse ambiente. Eu tenho a visão musical para o projeto e sei exatamente o que quero dele. Para mim é difícil delegar a produção a outra pessoa.

Como se apresenta Mirror People em palco?
Em palco tenho a convidada Maria do Rosário que interpreta todas as canções do disco. Eu toco sintetizadores e caixa de ritmos. De vez em quando também convido outros amigos músicos para o palco, gosto de ter essa liberdade.

Tem novos projetos em mente? Vai brindar-nos em breve com mais algum projeto?
Além de Mirror People, os X-Wife estão de volta. Abri também a minha editora Belong Records, para lançar os meus projetos e também outros artistas. Estão alinhados discos de Rui Maia, Canyon, novos remixes e singles de Mirror People.

Sente que Portugal evoluiu culturalmente ao ponto de aceitar mais facilmente outras linguagens musicais?
Naturalmente sim. A tecnologia permite-nos estar mais a par do que se vai fazendo lá fora e vice versa.

Muito obrigado por este tempo que nos dedicou. Pode partilhar com os nossos leitores as próximas datas em que poderão ver e ouvir Mirror People?
Claro que sim.

18 de junho - CT Alba, Albergaria
20 de junho - (Dj Set) Vira Pop Festival, Termas das Caldelas
27 de junho - (Dj Set) Hotel Orquídea, Funchal
16 de julho - Festival SBSR, Lisboa
5 de setembro - Festival Lisb-On, Lisboa

Mirror People

Sistema de comentários desenvolvido por CComment

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online