5G5C. Cinco guitarristas de cinco conservatórios em concerto.

5G5C – Portugal Guitar Quintet

5 Professores de guitarra de cinco conservatórios de música de norte a sul do país juntaram-se e formaram o projeto 5G5C – Portugal Guitar Quintet. Esta é a forma mais rápida de explicar um projeto que é constituído pelos guitarristas Rui Gama, Paulo Peres, Paulo Amorim, André Madeira e Júlio Guerreiro. Não é fácil conciliar agendas, mas a força da ideia supera quaisquer constrangimentos que possam surgir nesse âmbito. O reportório de compositores portugueses tem sido uma clara aposta dos 5G5C. Neste figuram já obras de Fernando Lapa, Sérgio Azevedo e Paulo Amorim. «De uma forma geral temos tido excelentes críticas relativamente à ideia desta formação original no que diz respeito à junção de cinco professores de cinco conservatórios diferentes de norte a sul. Também a sonoridade conseguida, revelando uma paleta tímbrica rica em cores e, acima de tudo, a boa disposição, dentro e fora do palco têm sido alvo de elogios».

Como e quando nasceu a ideia de formar o 5G5C?
Este projeto surgiu da vontade fazer música em conjunto. Como procurava uma ideia original ou pelo menos um princípio diferente, desafiei estes excelentes músicos para se aventurarem neste projeto um pouco “louco”, mas com potencialidades fantásticas. Desde logo pela qualidade artística de cada um e depois algo que seria impensável não ser dominante nestes “andantes” que é simplesmente o belíssimo relacionamento musical e pessoal entre os cinco guitarristas.

5G5C – Portugal Guitar QuintetE quem são os elementos deste projeto? A que conservatório pertence cada um deles?
Do Conservatório de Braga, Rui Gama, do Porto Paulo Peres, de Aveiro Paulo Amorim, de Coimbra André Madeira e de Lisboa Júlio Guerreiro.

“5 guitarras de 5 conservatórios diferentes...” é capaz de trazer algumas dores de cabeça para conciliar tantas agendas?
O primeiro ensaio teve a duração de três horas, o agendamento das datas de ensaios e concertos foram quatro horas, sentados na esplanada no Chiado. Mesmo assim passado uns dias houve alterações de algumas datas, por isso dá para ver como é tipo “missão impossível”.

Como se caracteriza o vosso reportório?
Um repertório que reúne várias transcrições e originais para esta formação. Deseja-se dar relevo a obras de compositores atuais.

Qual o alinhamento do próximo concerto?
Além do programa que já faz parte do repertório que temos tocado, estamos a preparar uma nova obra dedicada ao 5G5C pelo Sérgio Azevedo e uma outra já composta do Paulo Amorim.

5G5C – Portugal Guitar QuintetSérgio Azevedo e Fernando C. Lapa são alguns dos compositores a colaborar com o 5C5G. A música portuguesa será uma constante no vosso reportório?
Queremos dar relevo aos compositores portugueses. Neste momento temos uma obra do Fernando Lapa, duas do Sérgio Azevedo e estamos a preparar uma do Paulo Amorim. Em princípio temos uma das partes do concerto só com obras portuguesas o que é bastante gratificante.

Como está a vossa agenda de concertos?
Neste momento temos agendados dois concertos. Um em Braga e outro no Porto.

O projeto tem sido bem recebido pelo público?
De uma forma geral temos tido excelentes críticas relativamente à ideia desta formação original no que diz respeito à junção de cinco professores de cinco conservatórios diferentes de norte a sul. Também a sonoridade conseguida, revelando uma paleta tímbrica rica em cores e, acima de tudo, a boa disposição, dentro e fora do palco têm sido alvo de elogios.

Os cinco elementos assumem responsabilidades idênticas dentro do projeto ou há tarefas bem definidas?
Até ao momento temos dividido todas as tarefas, mas é natural que no futuro se definam melhor as competências, porque afinal somos todos diferentes.

Muito obrigado por esta partilha com os nossos leitores. Há projetos novos para breve? Um cd poderá ser um dos próximos objetivos?
Como referi, temos duas obras novas para preparar e está pensada a gravação de um CD pelo menos com as obras portuguesas. O que vai ser difícil (sempre) é arranjar calendário coincidente para os cinco.

5G5C. Cinco guitarristas de cinco conservatórios em concerto.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online