Mafalda Tavares fala do(s) seu(s) mundo(s) artístico(s)

Mafalda TavaresMafalda Tavares tem feito o seu percurso artístico em várias frentes. Atriz e cantora, marcou desde cedo uma presença forte nos musicais. A televisão tem-lhe dado uma maior visibilidade nomeadamente a sua participação na telenovela "O Beijo do Escorpião". Mafalda Tavares começou a sua formação aos 3 anos de idade e aos 7 entrou no primeiro musical, o "Rei Leão", seguindo-se "GodSpell" e "Aladino". Com o encenador Filipe La Féria participou no musical "Música no Coração" e fez parte do elenco principal de "Um Violino no Telhado" e "A Gaiola das Loucas". Participou também na série "Morangos com Açúcar" e em telefilmes, "Até que a Morte nos Separe" - TVI e "Viagem do Sr. Ulisses" – RTP, na telenovela "Mundo ao Contrário" e estreia-se no teatro com a peça "À Margem" encenada por Cucha Carvalheiro. Como cantora a solo Mafalda Tavares surge agora num novo projeto em nome próprio e acaba de lançar o single "Estar Aqui".

Mafalda, como te defines artisticamente? Atriz e cantora?
É sempre muito difícil falar de nós próprios, no entanto considero-me uma pessoa profissional e trabalhadora.

O facto de atuares em várias frentes do mundo artístico é uma vantagem para ti? Ajuda-te a ter uma visão mais transversal da arte? Colocas todas as áreas artísticas que dominas em palco quando cantas?
Sim, o facto de cantar, dançar e representar surgem como uma mais-valia para mim, se não o fizesse não tinha tido a oportunidade de trabalhar em alguns projetos como por exemplo fazer teatro musical com o Filipe la Féria, fazer televisão, ter um projeto a solo etc. Para um artista é muito importante a versatilidade e o meu objetivo, desde muito cedo, passou por ser uma atriz e cantora o mais completa possível. O facto de ser atriz e bailarina ajuda-me muito enquanto cantora. Tenho a noção de que a minha dinâmica em palco e a minha interpretação das músicas são favoravelmente influenciadas pelas características que daí advêm.

Pensas que a novela "O Beijo do Escorpião" te dá uma visibilidade que poderá contribuir para uma mais rápida difusão do teu trabalho enquanto cantora?
Obviamente que a televisão dá uma visibilidade muito grande e não tenho dúvidas que ajuda muito, no entanto em televisão o público conhece-me enquanto atriz e não enquanto cantora. É preciso trabalhar muito para ter um reconhecimento enquanto cantora.

Desde muito jovem que enveredaste por uma carreira no mundo dos musicais. Podes partilhar com os nossos leitores quais os musicais em que participaste até hoje?
Quando era mais pequena fiz o musical 'Godspell', 'Aladino Jr.', 'Rei Leão' e o 'Sense of Light'. Aos 12 anos comecei a trabalhar com o Filipe La Féria com quem fiz o 'Música no Coração', 'Um Violino no Telhado' e 'A Gaiola das Loucas'. Cresci muito, pessoalmente e profissionalmente a trabalhar com o Filipe.

Mafalda Tavares Estou Aqui

O teatro e a televisão são paixões fáceis de conciliar com a carreira de cantora, ou podem limitar-te um pouco em termos de disponibilidade para concertos?
Não, de maneira nenhuma. Felizmente sempre consegui gerir de forma muito fácil todos os projetos em que me encontrava. Gosto de muito trabalhar no que mais amo e não me importo nada de sair de um sítio e ir a correr para outro. Basta que haja vontade.

Fala-nos um pouco deste teu novo projeto em nome próprio.
Este meu projeto a solo assenta essencialmente na música Soul, Blues e Funk mas como as minhas bases são o teatro musical, este projeto tem como principal característica a sonoridade grandiosa da Broadway. Já está lançado o primeiro single que se chama 'Estar Aqui' que é uma composição do Pedro Tatanka (The Black Mamba) e também já está no Youtube o Lyric Video desta mesma música, gostava que ouvissem porque dessa forma vão perceber um pouco mais desta minha nova 'aventura'.

Já vais tendo certamente os primeiros feedbacks relativamente ao single "Estar Aqui". Como têm sido as críticas e as apreciações à tua performance?
Estão a ser muito positivas. O público está a gostar da linha que estou a seguir, gostam da minha energia e a opinião mais geral, positiva, é o estilo de música em português!

Quais os vultos da música que mais te influenciaram até hoje?
São muitos e todos muito diferentes como por exemplo, Michael Jackson, Norah Jones, Joss Stone, Beyoncé Knowles, Aretha Franklin, Taylor Swift, Celine Dion e muitos mais...

Vês no mundo digital uma mais-valia para a rápida difusão da música que hoje se faz?
Sim, claro que sim. O mundo digital, utilizado de uma forma correta é sempre uma mais-valia.

Já tens datas marcadas para espetáculos pelo país?
As datas para 2015 estão quase a sair mas todas as informações sobre mim e os meus espetáculos passam pela minha página oficial: https://www.facebook.com/MafaldaTavaresOfficialPage

Tens mais projetos no âmbito de música que gostasses de colocar em prática em breve?
Quero muito voltar a fazer teatro musical mas, enquanto cantora, neste momento estou focada neste projeto a solo que estou a iniciar, neste momento estou a começar a trabalhar juntamente com o Pedro Tatanka no meu EP que irá sair entretanto. Fiquem atentos!

Tens algum, ou alguns conselhos que possas deixar aos jovens que hoje sonhem com uma carreira no mundo da representação e da canção?
Quando me fazem esta pergunta eu respondo sempre o mesmo. É preciso ter sonhos mas, mais importante é ter objetivos marcados. Depois dos objetivos encontrados a formação, a persistência, e o trabalho são o mais importante. Claro que também há um ponto muito importante que é a dita 'sorte' no entanto a 'sorte' não faz nada sozinha.

Muito obrigado por este tempo que nos dedicaste a nós e aos nossos leitores. Que 2015 te traga o sucesso para o qual tens trabalhado.
Obrigada igualmente, foi um prazer 'falar' com todos vocês. Bom ano!

Mafalda Tavares

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online