Convidámos Ricardo Ferreira e João Matos para uma entrevista onde ficámos a conhecer melhor a Blim Records…

Ricardo Ferreira e João MatosSurgiu em 2006 rentabilizando experiências anteriores dos seus fundadores, João Matos e Ricardo Ferreira. Com provas dadas na área da produção musical, a Blim Records aposta na descoberta de novos talentos. Do seu portfolio fazem parte artistas e projetos como Aurea, Xana Toc Toc, Ana Stilwell, Lionskin e Cherry. A equipa da Blim Records alia-se a uma séries de parceiros, dos quais se destacam músicos, compositores e produtores nos mais variados géneros musicais. A aposta na qualidade tem-se mostrado como o melhor cartão-de-visita desta empresa que faz jus ao conceito "chave na mão".

XpressingMusic (XM) – João e Ricardo, muito obrigado por terem tornado possível esta partilha com os nossos leitores e seguidores. Começamos pelo início... O que esteve subjacente ao início da Blim Records? O que queriam trazer de novo ao panorama musical português?

João Matos / Ricardo Ferreira (J.M./R.F.) – O que teve por de trás do início da Blim Records foi uma amizade já existente aliada à paixão que tínhamos em comum pela música! Decidimos criar a Blim Records com o objetivo de trazer algo de novo ao mercado, uma nova forma de estar, de Blim Records Xana Toc Tocver a música, bem como uma nova forma de trabalhar cada projeto em que acreditamos.

XM – Ao "passearmos" pela vossa empresa ficamos com a ideia de que, convosco, é possível ter acesso a vários e diferentes serviços por vezes dispersos por várias empresas... É verdade? Um artista vosso tem acesso a produção musical, estúdio de gravação, editora e agenciamento de espetáculos? Apostam no conceito "Chave na mão" (risos)?

J.M./R.F. – Enquanto projetos internos sim, apostamos nos nossos projetos como um todo, não faria sentido de outra forma. Acompanhamos o projeto desde a sua criação, produção, desenvolvimento do conceito, imagem, edição, etc, com uma equipa de profissionais dentro de cada área, quer seja produção musical, booking, marketing, etc. No entanto temos esses mesmos serviços à disposição dos nossos clientes.

XM – Com toda esta polivalência, são obrigados a ter um leque de colaboradores muito vasto... Qual a equipa da Blim Records? E quanto a parceiros... quais são as vossas principais parcerias?

Blim Records AureaJ.M./R.F. – A Equipa Blim é composta por vários departamentos, sendo eles; management, produção, booking, vídeo, produção musical, marketing internacional e New business.

XM – Aurea é o exemplo vivo de sucesso aliado à qualidade. Como a descobriram? Que sentimentos se apoderaram da equipa quando o seu primeiro álbum atingiu em poucos meses o 1º lugar do Top Nacional de vendas, conseguindo a marca de dupla platina?

J.M./R.F. – A Aurea chegou até nós através do nosso primeiro colaborador, Rui Ribeiro. Conheceu-a na universidade e "detetou" um talento fora do comum... Ao fazermos um pequeno casting também nós fomos contagiados por esse mesmo talento e decidimos apostar na Aurea desde o 1º dia que a conhecemos! O sentimento de ver um projeto nosso chegar a dupla platina foi de uma emoção muito grande pois nessa dupla platina estão muitas horas de esforço, suor e dedicação, etc. Ver o nosso trabalho conhecido e acima de tudo reconhecido é muito gratificante para todos nós!

XM – Deve ser muito gratificante poderem dizer bem alto: "Uma nova artista nasceu!". Como caracterizariam em poucas palavras a Ana Stilwell? Quais as principais virtudes desta artista?

J.M./R.F. – A Ana Stilwell é uma artista que compõe os seus próprios temas, e escreve as suas próprias letras. Para além da sua voz, uma das principais características que nos chamou a atenção, foram as suas músicas e as letras das mesmas. Com uma característica de composição aparentemente simples, a Ana consegue prender a atenção de quem ouve as suas músicas e letras pela primeira vez.

XM – E o trio Lionskin? Que histórias nos vêm contar? Poesia, guitarra e sintetizaBlim Records Ana Stiwelldor proporcionam-nos a ideia de um casamento (artístico) perfeito... Concordam?

J.M./R.F. – Não poderíamos estar mais de acordo... e foi sem dúvida até agora, a melhor classificação que ouvimos para caracterizar o projeto LionSkin. É sem dúvida nenhuma um disco de histórias. O trio Lionskin emerge de parte incerta para contar a história de Sally, uma rapariga nascida para mudar o mundo. Essas mesmas histórias vão-se desenvolvendo e descobrindo à medida que se vai ouvindo o álbum e interiorizando cada música.

XM – "Uma voz doce e terna numa mulher forte e lutadora que persegue os seus sonhos dividida entre Lisboa e Londres, onde mora atualmente"... O que nos podem dizer mais sobre a Cherry?

J.M./R.F. – Essencialmente e um pouco à semelhança da Aurea a Cherry atrai-nos imenso pelo seu timbre e pela capacidade de interpretação vocal. É um projeto que está agora a dar os primeiros passos e do qual temos tido uma boa recetividade por parte do público.

XM – Outra faceta da Blim Records prende-se com a responsabilidade social da empresa... Em que é que consiste o projeto "Polo Social Manto"?

J.M./R.F. – Atenta ao contexto atual em que vivemos, a Blim Records, não quis ficar indiferente e assim, decidiu intervir Blim Records Lionskinpatrocinando de forma concreta um projeto de responsabilidade social: o "Polo Social Manto". Resumidamente este projeto pretende ajudar aqueles que mais precisam naquilo que é essencial a qualquer ser humano (alimentação, higiene e vestuário) aliando a capacidade de ajuda do Polo Social à responsabilidade de cada membro, passando a mensagem de que o esforço e dedicação serão recompensados.

XM – Muito obrigado por esta oportunidade... Para terminarmos gostaríamos que nos falassem de outros projetos que possam não ter tido o destaque merecido ao longo desta entrevista. Gostaríamos ainda que partilhassem com os nossos leitores novos projetos que estejam na calha para lançar ainda em 2014.

J.M./R.F. – Neste momento não temos mais projetos para 2014 pois a nossa aposta e trabalho vai-se concentrar neste momento no 3º disco da Aurea, Ana Stillwell, LionSkin e Cherry, sendo que o nosso objetivo é fazer com que o público receba a mensagem e descubra o talento de cada um destes projetos!

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online