Um bom fim-de-semana com o XpressingMusic. Fiquem com os Coldplay!

Um bom dia, XpressingMusic

Os Coldplay alcançaram a fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000, seguido do seu álbum de estreia, "Parachutes", lançado no mesmo ano. O segundo álbum da banda, "A Rush of Blood to the Head", lançado em 2002, angariou vários prémios, incluindo o de Álbum do Ano pela revista britânica New Musical Express, e continua a ser considerado por muitos o melhor álbum dos Coldplay.

No “Som do Dia” de Hoje deixamo-vos com Jeff Beck. Ele traz consigo Vinnie Colaiuta, Tal Wilkenfeld, entre outros magníficos convidados...

Bom dia com XpressingMusic.

Dona Gi em entrevista ao XpressingMusic

A não perder, no próximo dia 9 de setembro.

Numa fusão entre o folk e o fado, os Dona Gi, banda portuense que teve início em 2010, apresentam ao XpressingMusic o seu disco de estreia: “Baile das Palavras”. É com este projeto de canções originais e autocaracterizado como tipicamente português que deixamos os nossos leitores no próximo dia 9 de setembro.

Para já, fiquem com este single extraído do seu primeiro trabalho discográfico.

Emmanuel Nunes (Lisboa, 31 de Agosto de 1941 – Paris, 2 de Setembro de 2012)

Emmanuel NunesVencedor do prémio Composição da UNESCO em 1999 e do Prémio Pessoa em 2000, Emmanuel Nunes era uma das mais relevantes figuras da música contemporânea europeia.

Começou os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa mas, sem perspetivas de progressão e por ser opositor do regime ditatorial, prosseguiu os estudos musicais na França. Utilizava nas suas composições as mais variadas técnicas da composição musical, tirando partido de conceitos como os da melodia e da tonalidade. Foi professor de composição e de música de câmara em Paris entre 1992 e 2006, tendo antes ocupado um lugar de professor de composição no Institut für Neue Musik da Hochschule für Musik Freiburg (1986-1992), dando também cursos na Fundação Calouste Gulbenkian, na Universidade de Harvard, e em Darmstadt.

Obteve vários prémios, dos quais se destaca, em 1971, o 1º prémio de Estética Musical (classe de Marcel Beaufils) do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, cidade onde passou a viver a partir de 1964, quando se exilou por oposição ao Estado Novo. Foi ainda nomeado oficial das Artes e Letras pelo Governo francês, em 1986, e condecorado com a Ordem Militar de Santiago da Espada, em Portugal, no ano de 1991.

Um bom fim-de-semana com o XpressingMusic. Fiquem com os sons das concertinas dos Danças Ocultas...

No Som do Dia de hoje ficamos com as sonoridades dos Danças Ocultas que deram uma entrevista exclusiva ao XpressingMusic.

Nesta entrevista adiantaram-nos que "o ano de 2013 será essencialmente para preparar um novo álbum que neste momento está ainda numa fase de esboço composicional". Até ao fim deste ano, os Danças Ocultas terão uma intensa atividade onde se destacam concertos na Fundação de Serralves e na Casa da Música, Festivais na Itália e na Alemanha (neste caso com Maria João como convidada) e tourné de 9 espetáculos na Bélgica.

Saiba mais sobre os espetáculos deste grupo...

No som do dia de hoje recordamos Pink Floyd...

Esta banda de rock inglesa formada em Cambridge em 1965 atingiu sucesso internacional com a sua música psicadélica e progressiva e com letras filosóficas. Outros fatores aliados ao enorme sucesso obtido prende-se com as suas experiências musicais, capas de álbuns inovadoras e espetáculos elaborados. Como pensamos ser do conhecimento geral, Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo.

A equipa do XpressingMusic deseja a todos os seus leitores um ótimo dia. Fiquem então com Pink Floyd.

Artway
APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música
Fnac
Bilheteira Online